FEIRA DO LIVRO DE BOLONHA – Portugal convidado em 2012

Portugal na Feira do Livro de Bolonha
Portugal in Bologna’s Book Fair

PT
Quase a celebrar 50 anos, a Feira do Livro Infantil de Bolonha é o mais importante acontecimento da indústria do livro e multimédia dire convidadocionado para o leitor infanto-juvenil. Editores, autores, agentes literários, investigadores, livreiros, bibliotecários e outros promotores da leitura encontram-se durante quatro dias para estabelecer contactos, fechar negócios, promover o livro e tomar o pulso às tendências contemporâneas do mercado.

Cerca de 5000 profissionais do sector, 66 países participantes e mais de 600 jornalistas são alguns dos números avançados para a próxima edição, a realizar entre 19 e 22 de Março de 2012. Após alguns anos em lista de espera, e aproveitando uma desistência de última hora da Austrália, Portugal é o País Convidado, o que significa uma oportunidade única para mostrar o melhor da actual produção editorial com assinatura de autores portugueses, com destaque para a ilustração.

Na rampa de lançamento deste projecto está o êxito da exposição Ilustrações.pt, comissariada por Ju Godinho e Eduardo Filipe, que em 2008, integrada no programa paralelo à Feira, levou uma selecção de 13 ilustradores para a infância ao Palazzo d’Accursio, uma das salas nobres do centro de Bolonha. Sem custos para Portugal, para além dos da produção da própria exposição, afirmando-se apenas pela qualidade, essa mostra itinerou depois por toda a Europa aumentando a visibilidade dos ilustradores portugueses, cada vez mais requisitados e premiados internacionalmente.

Quatro anos depois, 25 nomes, dos novíssimos e consagrados, verão alguns dos seus trabalhos originais no átrio da Feira do Livro Infantil de Bolonha. O título da exposição dos ilustradores – Como as Cerejas – evoca o imaginário da infância e lembra que, se «as conversas são como as cerejas», os bons livros também. Por isso queremos sempre mais. No stand de Portugal, organizado pela Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLB), quatro vezes maior do que o habitual, o público poderá ver uma selecção de cerca de uma centena de títulos publicados entre 2010 e 2012, e inteirar-se do restante programa.

O evento Portugal-Bolonha 2012 é comissariado por Ju Godinho e Eduardo Filipe, mentores e comissários da Ilustrarte, tendo como organismo parceiro oficial a DGLB, que assegura uma parte do financiamento total do projecto, estimado em 120 mil euros. Ao abrigo da Lei do Mecenato, dois terços são garantidos pelo apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação EDP, Imprensa Nacional Casa da Moeda, AGECOP (Associação para a Gestão da Cópia Privada) e Instituto Camões.

in

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Livro infantil. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s